terça-feira, 4 de outubro de 2016

TÉCNICA CHILENA DRIBLA PRECONCEITO E COLOCA TIME ENTRE MELHORES DO BRASIL.

O Vitória-PE é heptacampeão Pernambucano de Futebol Feminino (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016). Além de ter várias participações na Copa do Brasil, no Brasileiro e na Libertadores, ainda ocupa, nada menos que o segundo lugar no Ranking Nacional de futebol feminino da CBF e, essa conquista, rendeu a Pernambuco a terceira colocação entre as federações estaduais. 
Por trás desse time de mulheres fortes, está a forte técnica Macarena Deichler. Acreditando na atuação da mulher no futebol, Macarena procura sempre dar o seu melhor, e é isso que tem feito pelo Vitória-PE. Chilena de Santiago, a treinadora de 33 anos, e de nome curioso para os brasileiros, está há três anos no Brasil e há um ano com o Vitória-PE, e certificou-se de que o título pernambucano continuaria com a equipe, levando as meninas a conquista do Estadual deste ano.
FUTEBOL

Macarena nunca ouviu de sua família que futebol era coisa de menino, e desde pequena foi apresentada ao esporte. Despertou sua paixão através do irmão, que foi jogador de base e acompanhava seus treinos ao lado do seu pai, levando-a a tomar a decisão de seguir carreira no futebol, dedicando-se a isso até agora. 
- Meu interesse pelo futebol surgiu de pequena. Sempre fui ligada no futebol, porque meu irmão foi jogador de base e eu sempre acompanhava ele nos treinos e nos jogos com meu pai. Dai surgiu meu interesse. Então fui estudar na faculdade para técnico no Chile.

Macarena Deichler técnica do Vitória-PE (Foto: Divulgação/Vitória-PE)Macarena elogia a agilidade das jogadoras brasileiras em campo (Foto: Divulgação/Vitória-PE)
Iniciou em 2009 os estudos no Instituto Nacional del Fútbol, (faculdade especializada na formação de profissionais de futebol) em Santiago. A treinadora destaca o talento do brasileiro para o futebol. Comparado as atletas chilenas, “a agilidade da brasileira é inigualável”. No país do futebol, o talento vem de berço e impressiona quem escolhe o Brasil como casa.
- As meninas do Chile são muito organizadas taticamente. Aqui no Brasil elas também são boas, mas são muito mais ágeis. A agilidade da brasileira é inigualável. O talento que o brasileiro tem é de nascimento. No Chile os times são bem treinados, são táticos, mas é uma diferença grande. O talento é diferenciado nos brasileiros.
BRASIL

A treinadora conheceu seu marido ainda na faculdade e juntos vieram ao Brasil pela primeira vez em 2012 para estagiar no Fluminense, já que desejavam seguir a carreira de técnico de futebol. Durante o período que passaram no país se apaixonaram pelo futebol brasileiro. Depois do encanto, decidiram deixar o Chile definitivamente e viver uma cultura diferente da que nasceram e foram criados.
- Quando saímos da faculdade decidimos vir morar aqui no Brasil, o país do futebol. Decidimos vir para aprender o futebol de vocês.
Team Chicago, técnica Macarena (Foto: Reprodução / Facebook)Na passagem pelo Rio, Macarena trabalhou com Alexandre Mathias no Team Chicago Brasil (Foto:Reprodução/Facebook)
No Chile, já tinha treinado o Audax Italiano e foi técnica auxiliar do Colo-Colo. No Brasil, iniciou sua carreira com uma passagem pelo Duquecaxiense, time do Rio de Janeiro, treinando a base sub-17 e sub-20 masculinos. 
Além de enfrentar uma cultura totalmente diferente, a jovem treinadora precisou encarar outro desafio, a língua portuguesa. Mas, sobre isso, ela afirmou não ter tido dificuldades.
- Com mais ou menos quatro meses que eu cheguei aprendi a falar português.
O curioso é que no Brasil seu nome sempre é associado a música Macarena, do grupo musical Los Del Rio, que foi o hit do verão dos anos 90 no país, e é conhecida pela famosa dancinha contagiante. “Hey Macarena!” é o primeiro pensamento quando diz as pessoas como se chama. O ritmo também toma conta dos jogos e as atletas e torcida sempre fazem alguma brincadeira sobre a coincidência com o sucesso.
VITÓRIA-PE

Macarena é a segunda técnica mulher do time. Em 2013, Aline Pellegrino - ex-zagueira e capitã da Seleção Brasileira – assumiu o comando do Tricolor das Tabocas, sendo a primeira mulher a treinar a equipe feminina do clube.
Foi durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, quando Macarena trabalhou para Alexandre Mathias - técnico do Vitória-PE em 2014 e atualmente é diretor técnico do Team Chicago Brasil, que prepara atletas para jogar nos Estados Unidos – que surgiu sua oportunidade de vir treinar o time de Vitória de Santo Antão. 
- Ele me convidou para trabalhar com ele no Rio. E ele já foi técnico do Vitória-PE e me indicou.
Com as jogadoras sua relação é de confiança. Procura sempre ser próxima para que vejam nela uma pessoa disposta a ouvir. Apesar de achar mais difícil trabalhar com mulheres, busca sempre se esforçar para o bom convívio com as atletas, e as meninas ainda contam com o estímulo extra que Macarena faz questão de dar a equipe.
- Não é uma amizade. Não é ser amiga das jogadoras, mas sim ser uma pessoa que elas possam confiar. Uma técnica que elas possam chegar, falar, contar suas coisas. Mulher é mais complicado de trabalhar do que homem. Então eu tento ser bem próxima a elas. Eu tento sempre fazer dinâmicas. Para unir o grupo, para mostrar coisas diferentes, ou também mostro vídeos para elas.
Vitória-PE campeão pernambucano futebol feminino (Foto: Divulgação/Vitória-PE)Atual campeão, o Vitória-PE é o time com mais conquistas estaduais com sete títulos (Foto: Divulgação/Vitória-PE)
Os torcedores são os membros mais importantes dessa relação, pois são eles que incentivam o bom trabalho que resultou da combinação da técnica junto as jogadoras. Atrelado a isso, a técnica fez do estado sua nova casa, mostrando-se estar apaixonada pelos encantos da terra. 
- A relação com os torcedores é boa. Até agora eu não tive nenhum problema. Pelo contrário. Eles vão apoiar a gente. É muito bom. Eu estou amando Pernambuco. Eu morava no Rio e não conhecia outras partes do Brasil. Quando surgiu a oportunidade de vir para cá eu nem duvidei. Estou gostando muito. Das pessoas, do clima, das praias. A capital Recife é muito linda. Também gosto muito de Vitória.
Vitória-PE campeão pernambucano futebol feminino (Foto: Divulgação/Vitória-PE)Técnica chilena em um dos jogos do Vitória-PE em competição nacional (Foto: Divulgação/Vitória-PE)
O Tricolor das Tabocas estava recentemente na Copa do Brasil de Futebol feminino, sendo eliminado pelo Cresspom-DF, nas quartas de final. Até a eliminação o time conseguiu uma boa campanha. Para a técnica, o melhor momento da competição foi a goleada sobre o Comercial-MS.
- A gente venceu por 6 a 1 e levamos um gol logo no final do jogo, no segundo tempo. Foi uma emoção total. A gente vem trabalhando bastante para conseguir as coisas e aquele momento nos deixou orgulhosas, foi muito emocionante. Se classificar para as quartas de final, conseguir colocar o time nos melhores do Brasil, é um orgulho grande. 
FAMÍLIA 

Do bairro de Ñuñoa, em Santiago, ela vem de uma família de dois irmãos homens, um mais velho e outro mais novo, com eles e com o pai aprendeu a amar o futebol. Agora, distante da família, já que todos estão no Chile e apenas ela e o marido moram no Brasil, mantêm a relação à distância, mais exatamente a 3.084 quilômetros de saudade. Mas a internet ajuda a os manter perto o suficiente para estar sempre a apoiando. O marido, que a acompanha na realização de seus feitos, está sempre presente e a auxilia com o Vitória, mesmo que não oficialmente. 
Macarena e o esposo, Vitória-PE (Foto: Divulgação / Vitória-PE)Macarena tem como ídolo o esposo, que a ajuda a treinar o Vitória-PE (Foto: Divulgação / Vitória-PE)
- Graças a Deus existe internet. Sempre estamos em contato, nos falando. Há saudade, mas somos adultos, foi uma decisão que tomamos juntos, como técnicos. A família me apoia e agradeço muito pela família que tenho. Meus sogros e meus pais estão sempre me apoiando. Meu marido está comigo o tempo todo. Me ajuda a filmar os treinos, comenta, analisa, sempre está me ajudando. 
InspiraçõesMacarena espera um dia chegar a seleção chilena e assim como fez com o Vitória, a levar a grandes títulos. A maior inspiração para suas realizações é seu esposo, que também é seu grande ídolo.
- Meu sonho como técnica é treinar a seleção chilena feminina. Esse é meu grande sonho. Tem vários técnicos que são inspiradores, mas eu confio muito no meu marido. Ele me ajuda muito, sempre está me aconselhando. Eu tenho ele como um ídolo. 
Mesmo amando o Brasil, não tira a seleção chilena do seu coração, deixando a seleção brasileira em segundo lugar, caso ambas se enfrentem. 
- Eu sou chilena de coração e não troco minha seleção. Se o Brasil jogar contra qualquer outra seleção eu sou Brasil, mas contra o Chile, sempre sou Chile.
DESAFIOS

Todo desafio é uma chance de crescer e Macarena é muito segura disso. Ser mulher no futebol sempre é associado ao preconceito e ao machismo. Para enfrentar e lidar com isso, a técnica procura mostrar o seu melhor. 
Macarena Deichler técnica do Vitória-PE (Foto: Divulgação/Vitória-PE)O Vitória-PE exibe o troféu do título do PE de futebol feminino 2016 (Foto: Divulgação/Vitória-PE)
- O maior desafio é lidar com as pessoas. As vezes por ser mulher, pode ter um pouco de machismo e tudo mais. Eu não ligo muito para essas coisas. As vezes é difícil, porque não acreditam em você, mas demonstrando que sou competente, que tenho um bom trabalho, as pessoas começaram a acreditar em mim. 
Ainda garantiu que no Brasil as coisas foram diferentes. Durante as competições que participou, encontrou várias mulheres comandando times, assim como ela. Apesar de ainda serem minoria num universo dominado por homens, que é o futebol, as mulheres vêm conquistando seu espaço e mostrando que são capaz de grandes realizações. 
- Aqui no Brasil tem sido muito legal. Não tive problemas, pelo contrário, as pessoas têm me recebido super bem. Eu não sofri muito preconceito aqui. Fico feliz de ver a evolução do futebol feminino no mundo todo. A América do Sul está atrás da Europa e América do Norte, mas cada dia vejo mais meninas jogando este esporte maravilhoso, quebrando barreiras e dando aqueles passos que anos atrás eram mais difíceis pelo preconceito. Falta mais apoio, investidores, torcida para que possa ser muito melhor. Mas eu tenho orgulho da carreira que escolhi e de ver como evolui o futebol feminino. Espero e acredito que continue evoluindo com os anos, não tenho dúvida disso. 
Esse esporte é paixão e nós, mulheres, somos apaixonadas demais" 
Macarena
Para as futuras jogadoras e técnicas, Macarena deixa seu recado. 
 - Sempre sigam seus sonhos, lutem pelo esporte que amam, nunca deixem de sonhar. Estudem, joguem e trabalhem no futebol. Levem o futebol na veia e no coração, esse esporte é paixão e nós, mulheres, somos apaixonadas demais! Sempre acreditem em vocês e nas suas capacidades. Que as famílias apoiem, isso é fundamental. Se preparem sempre para serem grandes jogadoras e técnicas e que, sobre todo, façam o que lhes faz feliz.

0 comentários:

Postar um comentário