segunda-feira, 10 de novembro de 2014

XINGU DE GURUPI-TO E MESSI DE ALIANÇA, SÃO OS CURIÓS DE DESTAQUES NA 2° ETAPA DO CAMPEONATO DE CANTO

Foto: Divulgação  - Uma disputa acirrada entre os curiós animaram
o final de semana de Aliança-TO.
Aconteceu no ultimo final de semana dia  09/11 na sede social em Aliança do Tocantins,  a 2° Etapa do Campeonato de Ornitológica ( Cantos de Pássaros de Curiós). O evento foi organizado pela Associação Ornitológica de Palmas, onde contou com mais de 70 pássaros concorrentes. O evento foi um pedido de um dos criadores que mora em Aliança, o senhor Fresionil, mais conhecido como Batatão, que a muito  anos pratica esse esporte e está credenciado na federação. 
Os curiosos e amantes dessa modalidade estiveram na sede social, ficaram admirados com a organização e os  cuidados  dos criadores com os pássaros. Diante de tantas novidades, a estrela principal foi o canto dos curiós. Em conversa  com alguns participantes,eles revelaram que  é preciso não somente ter dinheiro para ser criador de um pássaro nativo, e preciso ter carinho,  e muita dedicação. Tem curiós que vale ate mais de 5 mil reais, revelou outro participante. 

O micro empresário Luis Santiago marcou presença no evento levando aos criadores inúmeras novidades de assessórios e alimentação diferenciada para os pássaros nativos, segundo ele, os participantes do evento, estão todos dentro das normas ambientais, tanto da Naturais quanto do Ibama.

Outro também que fez questão de falar foi  participante Cleiton  natural de Gurupi-TO,  "O foco principal é a divulgação da criação legalizada. Muitos no final de semana vai tomar  cerveja, jogar futebol, nós gostamos de estar aqui, na roda de curió, tudo amparado pela lei".  Já um dos participante residente de Aliança o criado Fresionil, revelou que o evento estava sendo de suma importância, pois conseguimos reuni vários competidores. Aqui não existe nenhum pássaro sem registro, todos legalizados, estamos com pessoas de Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Gurupi, estamos feliz por receber esses amigos. Quero agradecer a prefeitura em nome da primeira dama Preta e do prefeito Zé Pequi que nos deu apoio com o local, revelou Fresionil.


Foto: Divulgação: Á direita o presidente da Associação de
 Ornitológica 
O presidente da associação falou a nossa reportagem veja abaixo alguns pontos da entrevista: 

Blog Edson Fonseca: Estamos com o presidente da  Associação Ornitológica do Tocantins Paulo Cardoso, explica para os internauta e ouvintes o que faz essa associação?

Paulo Cardoso: A Associação Ornitológica do Tocantins, é uma entidade sem fins lucrativo, que agrega criadores de pássaros nativos. O nosso intuito é fazer a  divulgação em todos os  municípios tocantinense. Nos estamos atuando em torna região norte, centro e  sul.  Ano passando fizemos uma etapa aqui e estamos felizes com a participação do pessoal aqui da região. 

Blog Edson Fonseca: Paulo, na linguagem popular esse campeonato é de um pássaro chamado curió, explica como é feito essa disputa, e o regulamento?
  
Paulo Carneiro: O campeonato reside em diversas modalidades, aqui estamos trazendo as modalidades de canto livre, fibra pardo e preto. O que é o canto livre, você coloca o curió sozinho,  e marca o tempo de cinco minutos, quem cantar mais vence nesse requisito. O canto fibra começa as oitos horas da manhã, e pelas nove meia a dez e meia, começa as eliminatórias, dai os classificados vão para a final e disputa um tempo de quinze minutos. 

Blog Edson Fonseca: Como é a questão da fiscalização? E preciso ter documentos? 

Paulo Carneiro: Sim, aqui não pode participar sem ter o credenciamento na Naturatins e do  Ibama, ate porque o criador  precisa fazer a guia de transporte para outras cidades. Após ele realizar esse credenciamento, ele poderá criar os pássaros nativos e participar de torneio legalizados. 

Blog Edson Fonseca: À Associação é sediada em qual município?

Paulo Carneiro: Nossa sede fica em Palmas-TO,  na Aureny 03, a nossa associação está ativamente nesse esporte desde de 2003. Estamos a aberto para todos as pessoas que quiserem buscar mais informação. 

Veja os resultados após as disputas:

Na modalidade  Curió Preto quem ficou em 1° lugar foi Xingu do criador Nilton Lemes de Gurupi. 

Na modalidade Pardo, foi o curió do criador Pedrinho de Palmas-TO. 

Nessa modalidade o curió  Messi  do aliancense Fresionil ficou em 3° lugar, mostrando força e competência.

Nas fotos abaixo: O criador Fresionil ( Batatão) realizando sua inscrição e  Luis Santiado que trabalha com alimentação e assessórios de pássaros nativos. 


O aliancense Fresionil ( Batatão) realizando sua inscrição. 
Luis Santiago micro empresário de artigos e alimentos para curiós. 
Membro da Associação vistoriando os curiós. Foto: Josiel Berticeli.
Os curiós no aquecimento para a disputa. Foto: Josiel Berticelli


Aquecimentos dos Curiós Foto: Josiel Berticelli

0 comentários:

Postar um comentário