sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SUB-19 TOCANTINS CONTA COM ÍNDIOS XERENTES

Somni (toca), Aiwanã (corre), essas duas palavras são pronunciadas em campo pelos atletas indígenas que atuam no time sub-19 do Tocantins, mas essa comunicação só é utilizada quando Gustavo Kanokrâ (18), Moisés Wakake (17) e Nivaldo Samikwa (18) se aproximam um do outro em campo, caso contrário é o português que prevalece.

  Ao todo são cinco índios da Aldeia Xerente na equipe, mas no treino dessa terça-feira (9), só estavam presentes três, os outros dois não puderam comparecer. Romilton Rhwiê pode ser o sexto Xerente a fazer parte elenco, o jovem está em observação pela comissão técnica.

  Os atletas que atuam no time sub-19 do Tocantins são promovidos da Seleção Indígena de Tocantínia, pelo técnico Dorival de Souza Wazase. Souza comanda a seleção em competições culturais e no Tocantinense Sub-19 é treinador do time de Miracema.

  - É treinando a seleção que eu percebi que tem garotos com talento e potencial de disputarem um campeonato profissional. Esses atletas são diferenciados, quase não cometem faltas e sempre que erram contra o adversário eles admitem. Os garotos são honestos em campo - comentou o técnico.

Kanokrâ é atacante, joga com a camisa 11, é tem sido um dos destaques da equipe. O futebol para o jovem é tudo e o atacante confessa que não viveria sem o esporte.

- Mais moço, eu gosto demais disso. É minha vida! Não me imagino fora de campo - argumentou o jovem indígena emocionado.

O garoto pronuncia bem o português e disse se entender com os demais companheiros em campo. Quem não fala bem e tem dificuldades para entender o nosso idioma é Rhwiê, durante a reportagem para o GloboEsporte.com, tivemos que pedir ajuda ao diretor de esportes, Antônio Luiz. Segundo o diretor, o jovem tentava explicar que estava em observação para fazer parte do elenco.

O clube conta com o intérprete Silvino Sirnawe, ele é responsável por repassar os recados do técnico em campo. Alguns jogadores ainda não compreendem muito bem o português.

- Alguns termos [do português] eles têm dificuldades para entender, é aí que eu entro para repassar o recado do técnico. Mas eles já estão bem adaptados ao português, é uma coisa ou outra mesmo. Temos agora o Rhwiê que num está muito familiar com o idioma – disse.

Em três partidas disputas neste Tocantinense Sub-19, o Tocantins venceu uma e perdeu outras duas. No próximo sábado (13), o Tocantins recebe o Colinas, às 15:45, em Miracema.  
Fonte: Globoesporte.com   - 
foto: Regis Reis

0 comentários:

Postar um comentário