sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CADE A GRANA? SEM RECEBER DO ESTADO, ÁRBITROS DECIDEM NÃO TRABALHAR NA FASE FINAL DO JE'TS

A Associação dos Oficiais de Arbitragem do Tocantins (Asfato) afirma que árbitros de várias modalidades esportivas estão sem receber pelos serviços prestados à Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Tocantins (Seduc). O pagamento é referente à realização das fases regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jet'S). Em assembleia extraordinária realizada no dia 17, na Faculdade Claretiano, os profissionais de arbitragem decidiram por unanimidade entrar em greve durante a fase final dos jogos. A secretaria afirmou em nota, que foi comunicado aos representantes da Associação, na quarta-feira, 24, que, para o pagamento, é necessária a apresentação de documentos por parte da entidade.O presidente da Asfato, Marcelo Rosseto, disse ao CT que recebeu informações de que a Seduc estaria convocando árbitros do Goiás para realizarem a última etapa do Jet’S. “Não sei se isso procede porque ainda não aconteceram [os jogos]. Mas é o que ‘saiu’ e os árbitros já estão ligando e questionando”.

Segundo ele, desde março os árbitros que estão trabalhando nas regionais, como Dianópolis, Gurupi, Arrais e Araguaína, estão sem receber as diárias. Rosseto disse ainda que os profissionais viajam, ficam de quarta-feira a domingo realizando os jogos: “E até então a Seduc não pagou”. Conforme o presidente, a fase final dos jogos que reúne os campões de cada regional em Palmas deve acontecer a partir desta quinta-feira, 25, até sábado, 27.

Rosseto afirmou que a secretaria foi comunicada sobre a decisão da Assembleia: “Até então eles nem nos procuraram para um acordo, ou pelo menos para pagar a fase final, nem isso teve”. Conforme o presidente, os árbitros estão questionando o fato de a Seduc não ter dinheiro para efetuar o pagamento deles e ao mesmo tempo contratar pessoas de fora. “Quem vem de outro Estado vai ter que gastar com hospedagem, alimentação, transporte, sendo que em Palmas, Porto, Gurupi e Paraíso nós concentramos o maior número de árbitros”, criticou.

De acordo com nota enviada pela Seduc, a fase final a arbitragem será realizada por profissionais da secretaria “com capacidade técnica para os trabalhos necessários”.

Um árbitro que preferiu não se identificar, falou que é a primeira vez que isso acontece. "Somos mais de 50 árbitros de Voleibol, Handebol, Basquete, Futsal, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa; teve regional que ficamos várias semanas fora de casa a trabalho e agora nada de receber, está sendo a primeira vez que a Seduc tem esse descaso com nossa classe", lamentou.

De acordo com o presidente da Asfato, até esta quinta-feira, eles devem estar em atividades: “Passando nas quadras, verificando quem são esses profissionais que estão [apitando os jogos], como eles serão recebidos, se são credenciados e, de repente, acionando a Justiça”. Rosseto afirmou estar sendo cobrado pelos associados.

Ao contrário do que foi dito em nota pela Seduc, sobre a falta de documentação da entidade impedindo a realização do pagamento, o presidente afirmou que a Associação está “sempre junto, se prontificando para a regularização”. Ele acrescentou dizendo que, quando a secretaria é questionada sobre a falta de algum documento da entidade, a resposta é que "não falta nada”. Segundo Rosseto, o que a Seduc costuma alegar é que a própria secretaria errou algum documento, atrasou um processo ou que precisa reformular algo.

Confira a íntegra da nota da Seduc:

“Sobre sua solicitação, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) informa que as competições da fase final da etapa estadual dos Jogos Estudantis (Jets), categoria 15 a 17 anos, serão realizadas normalmente. As competições tiveram início no último sábado, 20, e foram realizadas com sucesso entre os alunos-atletas das modalidades individuais. Os jogos da final continuarão a partir desta quinta-feira, 25, até sábado, 27, nas modalidades coletivas.

Nesta fase, a arbitragem é realizada por profissionais da Seduc com capacidade técnica para os trabalhos necessários e com formação ou experiência nas áreas de Educação Física e esportes.

Quanto aos árbitros ligados à Associação citada pela reportagem, a Secretaria informa que antes do pagamento desses profissionais é necessária a apresentação de documentos por parte da referida entidade, o que foi informado durante reunião entre técnicos da Seduc e representantes da Associação, realizada na tarde desta quarta-feira, 24".
Cleber Toledo

0 comentários:

Postar um comentário