segunda-feira, 24 de março de 2014

NA RAÇA GURUPI VENCE CLÁSSICO COM GOL SALVADOR DE WELINGTON CABEÇA

Por Paulo Alburquerque
Foto: Gil Correa  A mais emocionante partida do Gurupi em 2014. Assim foi o jogo contra o Tocantinópolis na tarde deste sábado, no Rezendão.

Em campo, além da luta pela liderança, a busca de afirmação para ambas as equipes, que despontam como virtuais candidatas ao título neste ano.

Passados os 15 minutos iniciais o Camaleão começou a controlar a partida devido ao domínio que exercia na zona intermediária, com boa marcação e lançamentos precisos. A superioridade nesta faixa do campo traduzia-se, gradativamente, em oportunidades como a que criou Welington Cabeça, aos 24 minutos. Ele lançou Fernando na esquerda, que venceu o marcador e cruzou para Heder, que entrou sozinho e só encostou na bola para abrir o placar.

Aos 27 minutos, novamente Heder. Já dentro da área adversária ele poderia driblar, coisa que faz muito bem, e marcar o gol. Preferiu tentar devolver o presente, mas o passe chegou depois que Fernando já havia se deslocado um pouco mais à frente. A primeira grande chance de ampliar o resultado estava desperdiçada.

Logo em seguida, o primeiro susto. Tety e Toninho, cada um a seu tempo e na mesa jogada, perderam os arremates que fizeram dentro área do Gurupi, bolas defendidas na raça pelos defensores Adeilson e Anderson Cristo, respectivamente, que se jogaram, literalmente, aos pés dos atacantes do Tocantinópolis.

Mais uma grande chance seria desperdiçada pelo Gurupi ainda no primeiro tempo. Outra bela jogada de Welington Cabeça pela direita. Ele foi à linha de fundo com a bola que recebeu do calcanhar de Fernando e cruzou no segundo pau. Lá, Jócion atrasou-se na cabeçada, para desespero da torcida.

As emoções ficariam para o segundo tempo.

Lances rápidos, gols e emoção
Antes do primeiro minuto da etapa final, Da Silva, ala do Tocantinópolis, acertou um belo chute de fora da área. Pavão, atento, conseguiu mandar para escanteio.

O time visitante mostraria a que veio nos minutos seguintes. Tety recebeu lançamento e entrou sozinho. Na frente de Pavão ele conseguiu tirar a bola do goleiro, mas, sem a força necessária, a bola não chegou a entrar, sendo salvo o lance pelo ala Eder Silveira. Por tentar forçar a marcação de um pênalti, Tety recebeu cartão amarelo no lance.

Os dois treinadores começaram a substituir os jogadores mais cansados e Danilo Gomes, que acabara de entrar no Gurupi, desperdiçou uma das melhores oportunidades do jogo. Ele foi lançado por Urânio, ganhou na corrida do zagueiro e na hora de marcar o gol chutou em cima do goleiro Anderson.

O Gurupi ganhava velocidade com a entrada do atacante Neguinho, que fazia ótimas triangulações com Fernando e Danilo. Em uma desta jogadas, Fernando recebeu na direita e chutou forte, sem dar chances para o goleiro. Festa junto aos companheiros e na torcida. Com os dois gols a favor estava criada a sensação de tranquilidade. Puro engano.

Reação
Vivo na partida, o treinador Neto Costa resolveu dar gás ao ataque do Tocantinópolis. Colocou Leomar, Clayson Rato e Yan. Estes três reforços passaram a dar muito trabalho à defesa do Gurupi. Depois de um lance em que a defesa se atrapalhou, Leomar, dentro da pequena área, mandou um toque curto para dentro do gol de Pavão. Era o começa da reação.

O Tocantinópolis mostrou porque é considerado um dos melhores do Tocantinense. Na pressão, depois de um cruzamento da direita, Yan marcou o segundo gol, também de dentro da pequena área.

Redenção
No finalzinho da partida, premiado pelo esforço do conjunto, veio a alegria. Falta próxima à área. Na bola estavam Hemerson e Welington Cabeça. Este tomou a dianteira e com a perna direita, na qualidade, mandou no cantinho direito do goleiro, no alto, sem chance de defesa. “Treinei nesta semana cobrança de falta desta posição. Senti que poderia fazer o gol”, comemorou Welington Cabeça, logo após o apito final.

Os jogadores do Tocantinópolis ainda reclamariam a não marcação de uma penalidade nos acréscimos. A bola bateu na mão do ala Adeilson. “É questão de interpretação. Eu não desviei a rota da bola, ela não ia para o gol, não tive intenção”, defendeu-se o experiente Adeilson.

Com o resultado de 3 a 2, o Camaleão salta para a dianteira do Tocantinense e agora espera pelo Guaraí, no próximo sábado.

Pela primeira vez neste campeonato, a torcida vibrou bastante com o time.

0 comentários:

Postar um comentário