quarta-feira, 6 de novembro de 2013

UMA AGRESSÃO QUE MANCHOU A ESSÊNCIA DO FUTEBOL AMADOR

 Por Edson Fonseca/ O futebol é o esporte mais praticado no mundo, no Brasil está em primeiro lugar. É o  sonho de quase toda  criança, se tornar um grande jogador de futebol.  Muitos conseguem fama, outros não, mais o sonho sempre esta no pensamento das jovens promessas.  Há também aqueles que não almejam sonhos tão altos, e também batem uma bola redonda, como diz o ditado, a bola e redonda em todos os campos... No Tocantins, o nosso futebol vem engatinhando aos poucos, a criação da segunda divisão foi um avanço, apesar das dificuldades dos clubes e das estruturas,  dos estádios dentre outras.

 Os campinhos de terra batida sempre foi lugar de alegria, e descontração, além de receber campeonatos, aqueles  que não tem exclusão social, seja magro, gordo, preto, branco, rico, pobre,  enfim, sabendo bater uma bolinha esta liberado para jogar e fazer a alegria da galera.  

Mas  um episódio triste, aconteceu  em um campeonato amador realizada pela LETA ( Liga Esportiva Tocantins Araguaia).  Na partida realizada no ultimo final de semana, o uma agressão covarde  de alguns integrante da equipe do Jardim dos Buritis, que após derrota de 3 a 2 partiu pra cima do arbitro Jeová Reis que apitava o jogo. Segundo o jornalista Rogério Rodrigues que postou as imagines, na internet. 

 As imagens falam por sim só....Uma covardia, o arbitro Jeová Reis , conhecido do futebol amador de Gurupi ,-TO, filiado da FTF ( Federação Tocantinense de Futebol) foi agredido brutalmente...e o  pior, não teve como se defender.  Uma cena lamentável que envergonhou a todos que amam o futebol amador e acredita que nele e um instrumento de socialização e revelação de talentos. 

Também não podemos generalizar esse episódio, a final já  presenciamos vários campeonatos em diversas cidades do interior do Tocantins, e jamais ouve uma cena tão forte como esta. Diante disso, e preciso que o presidente da LETA o senhor Wilson Castilho tome as providências cabíveis, ou seja, precisa punir os culpados. Essa atitude desses covardes,  ultrapassou a esfera futebolística, agora precisa ser caso de polícia, porque foi  lamentável o que aconteceu com o arbitro Jeová. 

As imagens nos chamam  á atenção, porque  não a pareceu  nenhum policial fazendo a segurança na partida, ou seja, o presidente da LETA Wilson Castilho revela no video que mandou o oficio para a polícia militar mais não comparecem na partida, sem a presença do policiamento a partida  estava totalmente desprotegida de segurança.  Que esse triste exemplo sirva de exemplo e que medidas severas sejam tomadas. 

Por  mais  que o arbitro tenha errado um lance ou outro, jamais justifica essa atitude, afinal  é um ser humano, ta sujeito a erros e acertos. Esperamos que as medidas seja tomadas e severas punições para os culpados,. Por   que ali não esta somente um arbitro de futebol, mais sim um ser humano, uma pessoa, que tem família e tem uma vida independente do futebol. Esperamos que essa fato não ocorra   mais, pois manchou  a essência do futebol amador, aquele futebol moleque que traz a ginga do futebol brasileiro. 

Foto: divulgação/facebook.


VIDEO DA AGRESSÃO


0 comentários:

Postar um comentário