quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MULHERES JÁ SÃO CERCA DE 40% DE PRATICANTES DE JUDÔ NO TOCANTINS

A presença da primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro no judô das Olimpíadas, Sarah Menezes, em Palmas, de sexta-feira a domingo deve motivar ainda mais a prática da modalidade no Tocantins, em especial, a mulher.  

Para o presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), Ton Pacheco, a modalidade no Estado já deve contar com 40% de praticantes mulheres. O dirigente ressalta ainda a boa performance da judoca Ennilara Lisboa vem motivando e atraindo muito mais meninas para praticar o judô.

A judoca Ennilara Lisboa (Sesc/Dom Bosco) conquistou recentemente a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-23 Adulto, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Com o resultado, ela garantiu também uma vaga para a Seletiva em dezembro, no Rio, para as Olimpíadas de 2016. Vale lembrar que a tocantinense tem apenas 17 anos.  “Temos que dexiar bem claro que o judô não é esporte apenas masculino”.

Apoio
Ele lembra que com apoio do Sesc, além de Sarah Menezes hoje, no ano passado a Fejet em parceria com a entidade trouxe o tetracampeão paraolímpico Antônio Tenório. Ele lembra ainda que a Federação já ajudou a trazer em outros eventos: Aurélio Miguel(Campeão Olímpico, em 1988 Seul, por duas vezes; Rogério Sampaio (Campeão Olímpico, em 1992. Esse ano, Carlos Honorato, medalha de prata em Sidney; Carlos Cunha, Campeão dos Jogos Panamericanos de 1980 em Mar Del Prata. Trouxe também os professores Paulo Duarte (do Rogério Sampaio), Lhofei Shiozawa (meu professor e primeiro brasileiro a disputar uma Olimpíada em 1964 em Tókio - disputou o bronze; Professor Francisco de Carvalho, professor Paulo Wanderley, Professor Marinho Esteves, Professor Hatiro Ogawa. 
Vale destacar que o presidente da Fejet tem em seu currículo oito campeonatos brasileiros. O principal em 1992, no Mato Grosso do Sul (Categoria Sênior).



Sarah Menezes
A judoca Sarah Menezes desembarca em Palmas no dia 27 de setembro para a Copa Sesc de Judô, que, este ano, recebe o nome da atleta. Ainda na sexta-feira, a campeã olímpica vai visitar as unidades Tênis Sesc e Centro de Atividades, para conhecer o trabalho do Projeto Carrossel. 
Alo Esporte.

A Copa Sesc Sarah Menezes de Judô será realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, no Tênis Sesc, localizado no Jardim Aureny III. São esperados cerca de 600 atletas do Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Pará. A competição, realizada e promovida pelo Sesc, com apoio da Federação Tocantinense de Judô – Fejet, já é tradição em Palmas.

0 comentários:

Postar um comentário