domingo, 20 de janeiro de 2013

PORQUE SURGEM MUITOS JOGADORES DO TOCANTINS PARA O BRASIL

A terra é fértil, o craque não tem lugar para nascer e as promessas que estão surgindo são inúmeras. É assim que podemos classificar os vários jogadores que o futebol tocantinense já produziu e segue revelando nestes quase 24 anos de existência do Estado do Tocantins. Basta lembrarmos alguns nomes conhecidos como Tiba, de Araguaína, Roni, de Aurora do Tocantins, Lúcio, de Alvorada, Jardel e Sandro Hiroshi, de Araguaína, Diogo Campos, de Aparecida do Rio Negro, Renato Silva, de Colinas, Lucca e Ferdinando, de Palmas, Marlone (Augustinópolis), entre vários novos talentos que estão surgindo por aqui.

RenomadosUm dos primeiros jogadores a levar o nome do Tocantins pelo Brasil foi Arione Ferreira Guedes, mais conhecido como Tiba. Ele nasceu em Araguaína, no dia 26 de setembro de 1968. Tiba foi o responsável pelo gol do título do Campeonato Paulista de 1990, quando o Bragantino foi campeão com um empate por 1 x 1 com o Novorizontino. Tiba teve passagens ainda pelo Vasco, Corinthians, Portuguesa, entre outros clubes. Depois dele começaram a aparecer outros grandes nomes no Estado como Roniéliton Pereira Santos, mais conhecido como Roni. Ele é natural da cidade Aurora do Tocantins, onde nasceu no dia 28 de abril de 1977. Iniciou a carreira no Vila Nova (GO). Depois teve passagens pelo São Paulo, Fluminense, Seleção Brasileira, Goiás, Atlético Mineiro e vários outros times.
Lúcio
Bicampeão Estadual defendendo as cores do Gurupi (2011/2012), Lúcio apareceu no futebol brasileiro no Brasileiro de 1996, quando ajudou o Goiás a terminar a competição na quarta colocação. Lúcio é natural da cidade de Alvorada. Já jogou por inúmeros times como Goiás, Flamengo, Santos, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Botafogo, Portuguesa.
Sandro Hiroshi, nascido na cidade de Araguaína, foi pivô de um dos capítulos mais negativos do futebol nacional em 1999, em razão de adulteração de sua identidade. Hiroshi foi revelado pelo Tocantinópolis, estreando como profissional em 1998 aos dezoito anos de idade. Em 1999 foi contratado pelo Rio Branco, onde disputou o Paulista. Suas atuações neste clube chamaram a atenção do São Paulo, que o contratou. Depois passou pelo Flamengo e jogou fora do País e hoje está atuando em equipes de menores expressões do futebol brasileiro.
Lucca
Recentemente, a maior aposta do futebol tocantinense, o meia-atacante Lucca (ex-Palmas), despertou interesse dos principais clubes do País como São Paulo, Atlético Mineiro, Santos, Corinthians e Vasco. Mas seu destino foi para Belo Horizonte, onde hoje é atleta do Cruzeiro, por empréstimo, onde seu passe ainda pertence ao Criciúma (SC). Lucca disse chegou à capital tocantinense com um ano de idade e que iniciou sua carreira como jogador nas categorias de base do Palmas em 2007 e profissionalizou-se no ano seguinte sendo um dos principais destaques do tricolor palmense na Copa do Brasil daquele ano quando despertou interesse da diretoria do Atlético (MG). Em 2009, Lucca ajudou a levar o Palmas à final do Campeonato Tocantinense e depois saiu do clube. Luca é natural da cidade de Alto Parnaíba (MA).
Marlone
Johnath Marlone Azevedoda Silva, mais conhecido como Marlone, é natural de Agustinópolis e integra a equipe princpal do Vasco da Gama (RJ). O atleta e é meia, tem 20 anos e 1,80 m de altura. Antes de chegar ao Vasco com 11 anos, em 2006, passou por uma peneira no Cruzeiro, em Imperatriz (MA), mas foi descartado. Porém, não demorou muito e ele passou em outro teste e foi para no Rio de Janeiro, onde está até hoje.
DiogoQue o interior do Tocantins possui uma safra de jogadores acima da média,isso ninguém dúvida, basta lembrarmos do atacante Diogo Campos, natural da cidade Aparecida do Rio Negro, que hoje é um dos principais atletas do Atlético Goianiense. Diogo conta que atuou cerca um mês no Palmas Futebol e Regatas, não se recorda o ano, e também teve passagem pela equipe de futsal da Ulbra -, quando representou o Tocantins no Brasileiro Sub-15, em São Paulo, sob o comando do técnico Celso Castro.
FerdinandoApesar de não ter nascido no Tocantins, o jogador Ferdinando Pereira Leda, mais conhecido como Ferdinando, nasceu em Grajaú (MA), no dia 22 de abril de 1980, mas revela que começou a jogar futebol profissional no Palmas no início da década de 2000, onde conquistou o tricampeonato nos anos de 2001/2003 e 2004. Passou também pelo Vitória (BA), Avaí (SC), Grêmio e a Portuguesa.
Maranhão
Outro atleta que não nasceu no Tocantins, mas começou a jogar no Estado foi o lateral-direito Manoel Messias Barbosa da Silva (conhecido como Maranhão). Ele nasceu em Codó (MA), no dia 25 de dezembro de 1985. No Estado vestiu as camisas do Gurupi, Palmas e Araguaína. Atualmente, joga pelo Atlético Paranaense.
Promessas
Hoje podemos citar as novas promessas como Danilo Magalhães, que acaba de acertar seu ingresso no São Paulo Futebol Clube. Do jovem Jarlan Pinheiro, que está disputando a Copa São Paulo vestindo as cores do Goiás.    
No final do ano passado, o jovem Arthur Alves Pacheco Gonçalves, de 15 anos, que se apresentou às categorias de base do Flamengo, no Ninho do Urubu, Rio de Janeiro, onde levou toda família e sonha em conquistar seu espaço.
Nesta safra podemos lembrar nomes como do jovem Diozenízio Pinheiro de Souza Filho, 16 anos, mas conhecido como Diu. Ele saiu passou Escolinha Nilton Santos, no Palmas Futebol Futebol de Regatas e no 1º Batalhão da PM na Capital. Lá em Goiás, passou pelo Goiás, Atlético Goianiense e agora está emprestado ao Trindade.
Jarlan
Entre as promessas surgidas, esta semana quem apareceu e bem foi o garoto Jarlan Pinheiro da Silva, natural da cidade de Rio Sono. Com 18 anos, ele já encabeça o time Sub-20 do Goiás. Segundo ele, surgiu jogando bola com 14 anos na equipe da Ovel, do Rio Sono. Como ele acabou indo bem no campeonato, olheiros do Goiás tiveram interesse e o levaram para Serrinha, onde está há cerca de três anos e meio. "Tenho muito apoio da família e, por isso, vou fazer de tudo para recompensá-los", aposta Jarlan, que sonha neste domingo, ajudar o Goiás a eliminar o São Paulo pelas quartas de final da Copa São Paulo de Juniores.
Vale destacar que vários outros jovens devem estar fazendo parte de equipes do futebol nacional, mas citamos aqui neste material atletas que procuram o jornal ao longo destes anos.
Jogadores revelados no Estado
Lúcio (Alvorada), Sandro Hiroshi (Araguaína), Roni (Aurora), Márcio Goiano (Miranorte), Luiz Paulo (Figueirópolis), Haydn Lins (Arraias), Clayton Souza (Tocantínia), Jardel (Araguaína), Renato Silva (Colinas), Tiba (Araguaína), Ferdinando (Nova Olinda), Walison Maia (Natividade), Antônio Flávio (Brejinho de Nazaré), Leandro Pereira(Porto Nacional), Lucca (Palmas), Max (Tocantinópolis).

Reinaldo de Jesus Cisterna

 

1 comentários:

Anônimo disse...

não podemos esquecer o Thiago Miracema que nasceu em Miracema to e hoje e atacante do Bragantino-SP

4 de outubro de 2013 às 13:54

Postar um comentário