quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PALMAS RECEBERA NESSE FINAL DE SEMANA COMPETIÇÃO DE GATEBALL

Palmas receberá no próximo domingo, dia 30, a partir das 8 horas,  na Associação da Cultura Nipo-Brasileira do Tocantins, o 1º Campeonato de Gateball. A informação é do presidente da entidade, Nelson Nakamura. Ele vai estar nesta quarta-feira, às 11h30, no Programa CBN Esportes falando sobre este novo Esporte praticado no Tocantins, mas que foi criado em 1947 no Japão.
Saiba mais
O gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki. Ele tinha intuito de colocar o esporte inicialmente para crianças e depois  os idosos se entusiasmaram com Gateball. Este esporte pode ser praticado mesmo em idade avançada, não exige aptidão física e é fácil de aprender, tornando-se um esporte de gerações. É praticado em vários países além do Japão, como: Coréia do Sul, Brasil, Taiwam, Estados Unidos, Austrália, Argentina, Bolívia, Canadá, China, Indonésia, Paraguai, Uruguai, Peru, Cingapura; e que fazem parte da União de Gateball Mundial. Em 1987 foi criada a União de Gateball da América do Sul, que integram: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Peru. Gateball é bem aceito, não só para os idosos, mas também para pessoas com deficiência.
Gateball
Atualmente existem 5.000 equipes e cerca de 8.000 árbitros. Em todo mundo o gateball é jogado em todo mundo por mais de 8 milhões de habitantes, dos quais 6 milhões só no Japão. O gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três gates e um goal pole. É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores. Os jogadores tem bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo. As bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com taco que atravessa um gate e dois pontos por atingir o pino central. Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos.
Alo Esporte.

0 comentários:

Postar um comentário