quinta-feira, 6 de setembro de 2012

EQUIPE FEMININA DE GOALBALL DE UBERLÂNCIA VENCE TORNEIO EM ARAXÁ


A formação do time feminino de Goalball da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é recente, mas nem por isso as atletas deixam de brilhar no esporte. Elas foram campeãs invictas do II Torneio Araxá de Goalball, realizado de 31 de agosto a 2 de setembro.
O torneio reuniu nove times masculinos e cinco femininos. De acordo com o treinador da equipe e professor do curso de Educação Física, Fernando Dias, o grupo é misto e a maioria das atletas entrou para a equipe em 2012.É muito raro um time novo ganhar torneios de qualidade, como foi esse de Araxá. Estou muito orgulhoso das atletas e além do talento de cada uma na modalidade, o lado psicológica ajudou muito na conquista. Elas estavam confiantes – disse Fernando.
A atleta Gisele Ferreira da Silva, de 24 anos, pratica o esporte há cinco anos e foi vice-artilheira da competição, com 17 gols.

- Fiquei muito feliz com o título. O esporte nos ensina a superar medos e correr atrás de nossos objetivos - comemora.
E nesse embalo, a equipe continua treinando pesado - três vezes por semana - para a próxima competição, que será a III Etapa Uberaba de Goalball, no início de novembro. As atletas também fazem aulas de musculação e natação.
- Nosso objetivo é participar e ganhar de diversos torneios e, com isso, nos classificar para o Campeonato Brasileiro de 2013 - ressaltou.
Novos atletas
As equipes de Goalball do masculino e feminino estão em busca de mais atletas para reforçar o time. Interessados devem procurar o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NIAFS), da Faculdade de Educação Física, e ter acima de 14 anos de idade. Mais informações pelo telefone (34) 3218-2915.
Goalball
Hoje, o Goalball é o único esporte paralímpico destinado exclusivamente a pessoas com deficiência visual. É jogado por duas equipes, cada uma delas composta por três atletas, em uma quadra com as mesmas dimensões que a de vôlei (9 x 18 metros) e linhas táteis.
Em cada extremidade são dispostas balizas com 9 metros de largura e 1,3 metros de altura. Enquanto um dos três jogadores de um time lança a bola com dois guizos no interior. Os outros três jogadores do time oposto, por sua vez, tentam impedir, com o corpo deitado, a passagem da bola em direção à linha do gol.
Carolina Portilho- MG.


0 comentários:

Postar um comentário