segunda-feira, 23 de julho de 2012

CICLISTA REALIZAM NOVA EDIÇÃO NA TRAVESSIA NA ILHA DO BANANAL

Cerca de 50 ciclistas de Palmas, Maceió-Al, Aracajú-SE, São Paulo-SP, Goiânia-GO, Brasília-DF, Belém-PA, Ceres-GO, além de atletas de várias cidades do Tocantins irão participar da 3ª Edição da Travessia da Ilha do Bananal - Esporte, Ciclismo e Cidadania, que acontece de 27 a 30 de julho de 2012.

Participam do evento atletas de vários grupos de ciclismo do Tocantins e de outros Estados brasileiros, que praticam cicloturismo e que usam a bicicleta como lazer, esporte ou como meio de locomoção.

O coordenador do Projeto, Jair Júnior Parriul, explica que em 2010 foi realizada a 1ª Travessia da Ilha do Bananal de Bike. “Em seguida organizamos os passeios semanais em Palmas, que acontece sempre as segundas, quartas e sextas-feiras, sendo que nas segundas o passeio é exclusivamente para iniciantes”, diz.L
Em 2011 foi realizada a 2ª Travessia da Ilha do Bananal de Bike, e no mesmo ano foi dado início ao Projeto Tocantins de Bike pelo Brasil, que tem como objetivo conhecer pontos do Brasil através das Bikes. “Em dezembro de 2011 percorremos de Bike 250 Km entre as cidades de Aracajú-SE e Maceió-AL”, conta.

Social
Todas as ações estão direcionadas a prática saudável de esporte, evitando o sedentarismo, e buscando a inclusão das pessoas através do uso da bicicleta.

Destaca-se ainda a conscientização da preservação da natureza através do conhecimento in loco, realização do intercâmbio cultural entre diferentes povos, com novos de hábitos, cultura e valores, e dando a oportunidade de ambos se conhecerem.

“Nesta 3ª Travessia, vamos realizar diversas ações, como distribuição de Kits de higiene bucal, roupas usadas, brinquedos, livros, revistas e gibis, além de trabalhar com a questão da conscientização ecológica”, conta Parriul.

Programação do Evento
Saída: dia 26/07/2012 às 21h, da cidade de Palmas-TO.
Inicio do Pedal: dia 27/07/2012 às 5h.
Saída do município de Formoso do Araguaia-TO, Fazenda Antônio Sinobi, as margens do Rio Javaé, serão percorridos 120 Km até o outro lado da Ilha do Bananal, com previsão de chegada às 18h na Aldeia Santa Isabel do Morro-TO. Neste ponto será feito a travessia do Rio Araguaia de balsa até a cidade de São Félix do Araguaia-MT, onde o grupo ficará acampado na Praia do Morro.

Dia das Ações: 28 e 29/07/2012
Nos dias 28 e 29/07 será realizado na Praia do Morro, as ações sociais: Higiene Bucal, Distribuição de Roupas e Brinquedos além da doação de livros revistas e gibis. Todas essas ações estarão direcionadas aos índios Karajás, habitantes da Ilha do Bananal, moradores da Aldeia Santa Isabel do Morro.

Retorno da Travessia: 30/07/2012 às 4h. O retorno a Palmas será seguindo o mesmo trajeto, com previsão de chegada em Palmas às 22 horas.
 

0 comentários:

Postar um comentário