segunda-feira, 4 de junho de 2012

TREINAMENTO FUNCIONAL

Olá amigos leitores, estaremos realizando com o blog Edson Fonseca uma parceriapara o desenvolvimento esportivo. Hoje venho falar sobre treinamento funcional que é o treinamento do movimento com propósito, realizado em um contexto de grande variedade de métodos, apoiado nos princípios básicos do treinamento, com foco em tornar o corpo mais inteligente.
O treinamento funcional desenvolve uma região chamada de CORE (centro, essência, de onde parte algo)
O Treinamento Funcional, como o nome remete, é funcional, pois visa ampliar as capacidades funcionais do indivíduo, seja este atleta, ou apenas em busca de melhorar a sua qualidade de vida.  Ele desenvolve a capacidade funcional que é a habilidade para realizar as atividades normais da vida diária (como caminhar, subir escadas, carregar sacolas de compras, levantar de uma cadeira ou pendurar roupas no varal) com eficiência, autonomia e independência.
Ou seja, é a capacidade de realizar as tarefas diárias de maneira eficaz.
 Para que o indivíduo promova movimento de forma eficiente contra a ação da gravidade  e/ou de forças contra-resistidos, ele deve possuir amplitude de movimento, mobilidade articular, força e resistência muscular; interligados a habilidade de coordenar o movimento,  equilibrar e alinhar o corpo  e reagir quando o peso ou parte do corpo se desloca em uma variedade de planos.  
Objetivo: Melhorar o nível de conscientização e domínio corporal e/ou performance, através de exercícios que desenvolvam a mobilidade articular, agilidade e velocidade, a coordenação,  a estabilização do core, a força e o equilíbrio.
Beneficio: Desenvolvimento da propriocepção,  melhora da postura e  equilíbrio muscular, diminuição da incidência de lesão, tem efeito positivo na saúde da coluna vertebral (maior estabilidade),  melhora da performance atlética e do  equilíbrio estático e dinâmico, melhora da qualidade de vida.
No treinamento funcional o foco é o movimento: Movimento é Essencial para todas funções humanas, do nível molecular a ações que envolvam o corpo todo. Mover-se sempre foi necessário para nossa sobrevivência. Só através do movimento que podemos experimentar sensações como dançar, praticar atividades físicas ou esportivas. Valores relacionados ao desenvolvimento motor diferem em crianças, adultos e idosos, mas a importância é equivalente. Qualidade de Movimento está ligada a Postura e Equilíbrio
Então o Treinamento Funcional visa preparar e condicionar o praticante para os movimentos exigidos no seu cotidiano e no seu esporte, trabalhando o conjunto de músculos e articulações como um todo, de forma integrada, e evita isolar grupos musculares. Quanto mais grupos musculares envolvidos no treinamento, maior será a resposta, e isso serve de estímulo para quem precisa queimar mais energia, pois o gasto será maior.
Venho agradecer pela confiança do meu amigo Edson Fonseca, em breve outros assuntos serão abordados.

Ádilla Consuello
Especialista em Fisiologia do Exercício Avançada com Aprofundamento em Musculação
Treinadora Pessoal
Professora de natação e futsal feminino da ETI Pe Josimo – Palmas – TO

Beijos e Bom treino!

5 comentários:

Deyller Fernandes disse...

Opa que maravilha, pode ter certeza que a Ádilla Consuello vai abrilhanta o blog , Otima Pessoa e acima de tudo , otima profissional Parabéns Edson e baum trabalho Adilla. forte abraço.

4 de junho de 2012 às 06:04
Nelson Negão disse...

parabenss pela matéria,Ádilla ficouu ótima falou tudo, sabia q sairia ótimo assim,muito boa essa materia q vc focou sobre o treinamento funcional,dia 30 de junho a 01 de julho estaremos aí em Palmas p o curso q Deus quiser.

4 de junho de 2012 às 06:25
Ádilla Consuello disse...

É isso ai!Muito bom poder contribuir com o blog do nosso amigo Edson Fonseca.

4 de junho de 2012 às 07:15
Ricardo Souza disse...

Parabéns ao Blog Edson Fonseca. Adilla é uma excelente profissional, e com certeza ira somar muito com sua experiência no âmbito esportivo. Isso mostra que o Blog esta a cada dia mostrando profissionalismo e competência para levar ao internautas uma boa informação. Parabéns Adilla pela estreia. sucesso!!!!!!!!

7 de junho de 2012 às 06:46
EDSON FONSECA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário