quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ETNIA KRAHÔ SE CLASSIFICA PARA ETAPA FINAL DA CORRIDA DE TORA DOS JOGOS INDIGENAS



Foto: Osterno Parrião
Com passadas rápidas e muita força nos ombros, 60 indígenas de seis povos participaram da etapa eliminatória da corrida de tora realizada na tarde desta quarta-feira, 9, na arena dos XI Jogos dos Povos Indígenas montada na Ilha de Porto Real, no município de Porto Nacional (TO). A etnia tocantinense Krahô, do município de Itacajá, se classificou para a etapa final. O evento teve início no último dia 05 e segue até o próximo sábado, 12.
Ao todo participaram da corrida de tora seis equipes. Cada uma, com 10 indígenas, deu uma volta na arena fazendo com que a tora passasse por todos os integrantes da equipe. As três melhores – Krahô, Xavante e Kanela – foram classificadas para a final que acontecerá no próximo sábado, 12. Durante as provas, o público incentivou os indígenas e demonstrou entusiasmo com a modalidade que é uma das mais tradicionais dos povos indígenas.    
Na tarde desta quarta-feira, também houve a etapa eliminatória de arremesso de lança e diversas apresentações culturais. Os XI Jogos dos Povos Indígenas estão reunindo representantes de 39 etnias na Ilha de Porto Real. O evento é uma realização do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e conta com o apoio do Ministério do Esporte, Governo do Estado do Tocantins e prefeitura de Porto Nacional.

Fonte: Coluna-Gil Correa.


0 comentários:

Postar um comentário