segunda-feira, 26 de setembro de 2011

HANDEBOL É MINHA VIDA, DECLARA BRUDY ATLETA INDIGENA NA OLIMPÍADAS ESCOLARES

O handebol é a minha vida, declara Brudy Xerente, representante indígena do TO nas Olimpíadas Escolares

 
Brudy Vale Xerente, de 14 anos, pratica handebol desde os nove dedica quase todo o tempo livre para o esporte, mas não descuida dos estudos. Ela e as companheiras de equipe, Whaithy Xerente e Sara Smikidi são as únicas representantes do Tocantins nas Olimpíadas Escolares 2011, que este ano acontecem em João Pessoa, capital da Paraíba. As atletas fazem parte do time de handebol do Cefya Frei Antônio, localizado no município de Tocantínia e conveniada com a rede estadual de ensino do Tocantins.

    A estudante é filha de uma índia Xerente com um Karajá. Para ela, chegar nas Olimpíadas Escolares é uma vitória para a equipe do Tocantins e com grande importância para os indígenas. “Temos o apoio dos pais e também da escola, o que nos dá um incentivo. Acho que ser uma das poucas índias na competição aumenta mais ainda a responsabilidade”, conta. O time de Tocantínia veio para a competição na Divisão Especial, grupo dos oito melhores do país.
    O esporte é umas das prioridades de Brudy, que sonha ser uma atleta profissional. “Acho que as Olimpíadas São uma ótima oportunidade para mostra meu trabalho e quem sabe ter uma chance de um dia competir nos mundiais”, declara. A paixão pelo handebol é tanta que as vezes o lazer, amigos e até a família são deixados em segundo plano. “Acho que se tivesse que parar de jogar minha vida seria muito triste. O handebol é a minha vida e o time a minha família”, fala estudante.
    As competições das Olimpíadas acontecem até o próximo domingo, 18. O evento é organizado pela Confederação Olímpica Brasileira e neste ano conta com a participação de 137 atletas do Tocantins, competindo nas modalidades individuais e coletivas.
Fonte: Guarai Esportes.


0 comentários:

Postar um comentário